Os novos empresários herdeiros da Pandemia
- Katia Rodrigues
- Mar 17, 2022
- 2 min read
Como se faz a sucessão de empresas que teve a direção atingida pelo COVID?

Muitas empresas tiveram a sua direção e propriedade atingida pelo Covid. Nenhum empreendedor abre um negócio já planejando a sua sucessão, vários até cogitam inicialmente a possibilidade da venda, da expansão, da troca, mas a sucessão é algo que normalmente só é pensado após um amadurecimento do negócio e o envelhecimento do seu fundador.
Mesmo sendo a morte a única certeza do ser humano, no início do negócio não se pensa que a qualquer momento aquele barco pode ficar a deriva sem o seu Comandante. Porém, a pandemia trouxe essa realidade para mais perto do que nunca.
E atualmente estamos assistindo os herdeiros deixados pelo Covid, tendo que assumir as empresas da família, sem antes passar pelo estágio de preparo, e normalmente ninguém deixa uma carta com todas as orientações de como continuar aquele negócio, que era um sonho, um plano do dono.
Jovens e não tão jovens assim, de repente se veem empresários, empreendedores, dono do negócio, patrão, chefe, algumas vezes devedores, etc. E a pergunta é: E agora?
A transferência da gestão e a sucessão patrimonial deveria ser pensada junto com a abertura do negócio, mas sabemos que não é assim, que as coisas funcionam.
E quando acontece de forma abrupta, como vem ocorrendo por conta das mortes causadas pelo Covid, faz se necessário uma minuciosa e desprendida análise se aquele negócio deve ser mantido no seio familiar, ser gerido pelo herdeiro que nem sempre é sucessor.
E essa análise deve ser assistida por uma equipe multidisciplinar, com a maior brevidade possível antes que tudo que fora construído comece a deteriorar pela má gestão. Talvez o fundador nunca tenha precisado do auxílio de uma equipe multidisciplinar, por que já tinha o seu negócio muito desenhado em sua mente e disposição de correr todos os riscos.
Já o novo gestor que não passou por um processo de transmissão e construção, não precisa aumentar seu risco, devendo sim, buscar uma equipe para lhe auxiliar a ler, entender e administrar o seu negócio.
Comments